História de Páscoa

Hoje estou postando uma história que criei recentemente para ser contada nessa época de Páscoa!

O legal dessa história é que você pode usá-la para incentivar a imaginação dos seus ouvintes, pedindo para eles criarem um final para ela! Eu fiz isso com meus alunos do meu Curso Online de Contação de Histórias e foi super divertido!

Então, aproveite para entrar no clima da Páscoa e contar essa história para seus ouvintes, seja em sala de aula, em contação voluntária ou profissional, e peça para eles soltarem a imaginação e criarem um final bem legal para ela!

Dica: Você pode pedir para cada ouvinte sugerir um final diferente ou criar um final coletivo a partir das diferentes ideias que surgirem!

Aproveite e deixe nos comentários o seu próprio final, o que você imaginar, ok?

Eu vou adorar ler o seu comentário!

É hora da história…

Lolito e o triângulo de Páscoa

Lívia Alencar

Do outro lado do mundo vivia um lindo coelhinho, daqueles bem fofinhos, chamado Lolito.

Lolito morava na Pascolândia, a terra onde são fabricados os deliciosos ovos de Páscoa que nós comemos todos os anos!

Assim como os outros coelhinhos daquela terra, Lolito cresceu sendo preparado para a importantíssima missão de se tonar um fabricante de ovos de Páscoa. Já desde bem pequeno, na sala de aula, ele e os seus amigos coelhos tinham lições teóricas sobre o complexo processo para se chegar ao ovo perfeito: o formato oval, o ponto certo do chocolate, a textura, os diferentes sabores, as embalagens coloridas, etc…

E como os outros coelhos, Lolito sonhava com o grande dia em que iniciaria seu curso prático de fabricante de ovos de Páscoa e poderia colocar a mão na massa, para finalmente fazer ovos deliciosos, com os melhores sabores e lindas embalagens!

E ele compartilhava seus planos com seus amigos:

– O meu primeiro ovo vai ser de chocolate branco, com uma embalagem azul e bolinhas vermelhas!

Então outro coelho dizia:

– Ah, o meu vai ser crocante e eu vou colocar uma embalagem laranja e roxa!

E logo vinha outro:

– Melhor ainda vai ser o meu: de chocolate meio amargo com uva passa!

E Lolito retrucava:

– Uva passa? Mas uva passa é só no Natal, vai no panetone, e aliás quase ninguém gosta de uva passa…

E assim o tempo foi passando, até que finalmente chegou o dia tão esperado – o primeiro dia de aula do curso prático! Que alegria!

Logo no primeiro dia de aula os felizes coelhinhos já puderam colocar em prática seus conhecimentos. E Lolito se sentia mesmo muito realizado ao fazer seu primeiro ovo! Não havia sensação melhor do que aquela.

Durante o curso os coelhos tinham que praticar bastante para apresentar sua obra-prima – o ovo perfeito – ao professor, e assim se qualificarem para trabalhar em uma das fábricas da Pascolândia e cumprir com sua honrosa missão.

Mas acontece que com o passar dos dias Lolito ia olhando para os ovos que ele e seus amigos faziam e começou a achar que tudo era muito igual, muito oval, meio sem-graça… e de repente, lá do fundo, foi surgindo uma ideia, uma vontade de fazer algo diferente, de mudar, de inovar…

E essa ideia foi tomando forma, aliás, muitas formas. E ele foi ficando cada vez mais animado ao imaginar como sua ideia ia fazer sucesso, como todos iam aplaudir e admirar seu trabalho! Ele já podia imaginar a sua ideia nas maiores fábricas de ovos de Páscoa e estampada nas vitrines das lojas! E era uma sensação melhor ainda essa de criar, de inventar, de ter uma ideia própria e divulgá-la aos quatro ventos. Isso sim era um sonho de verdade!

Então Lolito se preparou bem para apresentar sua ideia inovadora ao professor e aos colegas no último dia do curso e estava certo de que todos iam amar.

Quando esse dia chegou, o sentimento de expectativa e até mesmo o de medo tomavam conta da sala. Afinal, quem não passasse no curso não poderia atuar nas maravilhosas fábricas de ovos de Páscoa, e teria que passar o resto da vida sem fazer mais nem um ovinho sequer…

O professor ia passando de mesa em mesa, abria o pacote onde estava o ovo a ser apresentado, e analisava cada detalhe:

– Hum, a embalagem está muito boa, o formato está perfeito, a textura maravilhosa, só tem que melhorar um pouco no sabor… nota 8 para você. Parabéns, você está aprovado!

E a expectativa de Lolito ia aumentando…

No momento em que o professor se aproximou de sua mesa, o coraçãozinho de Lolito quase pulava pela boca, e ele já podia até ouvir os aplausos.

E, quando o professor abriu o seu pacote e tirou o ovo de lá de dentro…

– OHHH!!!

A reação do professor e da turma foi geral.

O professor então balbuciou:

– Mas, mas… isso não é um ovo de Páscoa… é um TRIÂNGULO de Páscoa… como você ousa?

Lolito, desapontado mas disposto a defender sua ideia, respondeu:

– É que eu achei que os ovos de Páscoa eram todos muito iguais e queria fazer algo diferente; aliás, eu também fiz ovos em formatos de quadrado, de retângulo, de estrela, de coração, de flor… acho que vão fazer o maior sucesso!

– De maneira nenhuma! Você querer mudar o formato dos ovos de Páscoa que são fabricados do mesmo jeito há centenas de anos? É uma grande ousadia! Isso nunca vai dar certo, ninguém vai gostar, vai acabar com a Páscoa, isso sim! Está RE-PRO-VA-DO!

Lolito saiu de lá desolado, segurando o pacote com seu triângulo de Páscoa… ele nunca imaginou que passaria por essa humilhação, que sua ideia não teria nem mesmo a devida consideração, que seu sonho seria despedaçado daquela maneira…

E no caminho para casa ele parou e chorou suas lágrimas de coelhinho, e depois de chorar ele suspirou e pensou, pensou, pensou…

Devia haver uma maneira, algum jeito de levar sua ideia à frente, de fazer com que ela fosse considerada e aceita, de tornar seu sonho em realidade.

E foi depois de muito pensar que surgiu uma luz no fim do túnel, aquilo que parecia ser a solução. Ele pelo menos tinha que tentar… quem sabe daria certo? Não seria fácil, claro, mas era preciso arriscar para alcançar seu sonho, para fazer tudo valer a pena, para cumprir com a sua real missão!

E a solução era…

(DEIXE O SEU FINAL NOS COMENTÁRIOS)

Lembre-se de compartilhar a história no facebook e também nos seus grupos do WhatsApp, ok? Assim você vai ajudar a espalhar as minhas histórias para quem está precisando delas! 

Ah, e você sabia que o meu E-Book Transforme Vidas Contando Histórias já é o E-Book de contação de histórias mais vendido do Brasil?

Clique abaixo e veja o que as pessoas estão falando sobre ele…

CLIQUE AQUI ou NA IMAGEM ABAIXO

Sei que você vai amar as histórias do E-Book!

capa nova ebook

150 comentários em “História de Páscoa

  1. Lolito ficou desolado, foi pra casa, se esconder, pois aquele ato ousado foi comentado por toda a cidade.
    Até que seu Jobaldo, dono da maior fábrica de ovos da pascolândia estava na cafeteria pensando, qual será a novidade dessa Páscoa, preciso de uma grande atração.
    Na mesa ao lado Litty contava triste para sua vovó, como humilhado ficou seu grande amigo por conta da inovação.
    Jobaldo ouviu e ficou impressionado, disse que amou a brilhante ideia e se Litty a levaria até o inventor.
    Foram mais que​ depressa a casa de Lolito.
    Jobaldo lançou a ideia de Lolito na sua grande fábrica de ovos, e Loloti ficou tão famoso que tempos depois se tornou professor.

    Curtir

  2. O Lolito pensou, pensou, e a sua surgiu brilhantemente, ele começou a fazer várias formas geométricas e falou com seu professor de matemática como poderia facilitar os coelhinhos a aprender melhor através das formas geométricas de chocolate. Então o professor aprovou o coelhinho devido a sua idéia para ajudar os seus coleguinhas.

    Curtir

  3. Lilito teve uma grande ideia de fazer uma caçada ao o de Páscoa, quando as pessoas achassem o ovo iriam ficar surpresos com aquele diferente, porém lindo e saboroso ovo de páscoa. A partir daí Lolito conseguiu construir sua própria fábrica de ovos de páscoa em formatos cada vez mais diferentes, mas mantendo o sabor e qualidade, todos queriam comprar um ovo mais deferente que o outro, assim Lolito percebeu que fazer algo deferente é bom , que inovar era preciso. Por Isabeli de quatro anos😍

    Curtir

  4. Lolito resolve colocar no centro da cidade seu Triângulo de Páscoa, no início todos estranharam mas depois acharam muito diferente e legal pois era uma ideia original ninguém havia feito nada parecido e contrariando as espectativas de seu professor Lolito foi considerado um gênio na Pascolândia, teve festa, ele desfilou pela cidade, todos o aplaudiam e com esta história devemos aprender a nunca desistirmos de nossos sonhos por mais que pareça difícil sempre temos que tentar.

    Curtir

  5. Hoje minha colega e eu contamos a história do Lolito para as turmas do 1º ano, na aula de artes. Eu utilizei o ovo de páscoa e vários sólidos geométricos representando elementos da história.
    Dramatizei bastante, modulei a voz e chorei o choro de coelhinho.
    As crianças ficaram vidradas do começo ao fim.
    Depois cada uma deu um fim. Entre esses:
    O Lolito voltou pra escola e fez o ovo convencíonal;
    Ele abriu uma fábrica e fez os ovos em vários formatos;
    Ele fez ovos em casa;
    Ele fez ovos com sua mãe;
    Abriu a fábrica e chamou seus amigos para ajudá-lo.
    Foi fantástico

    Curtir

  6. Então, Lolito resolveu fabricar seus ovos em sua própria casa, ovos de vários formatos como já havia feito, e decidiu que iria vendê-los de casa em casa, ele nem imaginava o sucesso que seria!
    Após algum tempo vendendo, ele conseguiu montar uma pequena fábrica de ovos de páscoa e contratou algumas pessoas para vendê-los.
    Logo em seguida já tinha juntado dinheiro suficiente para abrir uma loja onde venderia e distribuiria seus ovos para o mundo inteiro.
    Lolito foi um coelho bem sucedido, ganhou o respeito e adimiração de todos, e seus ovos eram uma verdadeira delícia.

    Curtir

  7. Lolito começou a pensar.
    pense Lolito pense!!!
    E Lolito teve uma grande ideia.Já que o Professor não teve interesse nem em saber como estava a textura e o recheio do seus ovos de pascoa em forma diferenciada ,Lolito pegou os seus ovos em formas especiais e colocou em uma cesta e saiu a oferecer os seus amigos aqueles ovos diferentes mais de um sabor espetacular .Onde cada forma era um sabor uma textura uma mistura de sensações onde todos começaram a falar dos ovos em formas diferentes do coelho Lolito.
    Passaram -se dias e aquele zum zum zum chegou as grandes Fabricas daquela cidade de Pascolandia .Pois todos queriam aquele chocolate de forma especial que só Lolito fizera .Então o professor viu que a diferença as vezes é preciso,que a mudança na maioria das vezes é a melhor escolha .
    E assim Lolito se tornou um dos coelhinhos mais conhecido do mundo ,pelos seus ovos de Páscoa em formatos especias e sabores maravilhosos .

    E esse é o meu FIM!

    Curtir

  8. E a solução foi não desistir ,iria ser dificil,mas mãos á obra.
    Chegou em sua casa e se organizou escolhendo embalagens ,fitas,e formatos que ele mais gostavam.Não comentou com ninguém iria fazer uma supresa. Resolveu colocar seus ovos na praça da Pascolândia ,enfeitou sua barraquinha fez o cartaz” OVOS DE PÁSCOA ”
    Chegou o grande dia para Lolito realizar seu sonho,vestiu sua roupa toda limpinha e escovou seu pele estava todo elegante.Se olhou no espelho e disse acontece o que acontecer não vou voltar com nenhum ovo para casa vou conseguir vender todos.
    No caminho da feira encontrou com muitos curiosos e que começaram a segui-lo e ele todo confiante e alegre assoviando e cantarolando continuou a caminhar .
    Ufa até que fim chegou ,colocou sua barraca seus ovos e começou a contar uma historia, de um outro coelhinho que não conhecia formas,nunca tinha experimentando sabores diferente ,e que estavam muito cansado de todo ano ser igual,ninguém tinha mais vontade de inventar,de ser ousado e este coelhinho era muito amigo de Lolito ,e ele era diferente de todos os coelhos que ali viviam,pois bem Lolito prometeu que ele mudaria esta questão dos ovos .
    Começou a tirar seus ovos e colocou em uma sequência que começou a chamar atenção ,muitos pararam pra ver e começou a juntar coelhos ,e a noticias espalhou ,chegando aos outros coelhos mais antigos das Páscolândia .
    Todos vieram ver e não muito contente de ver tantos ovos diferentes que resolveram a comprar para experimentar e assim começou sua venda ,o primeiro coelho que comprou era perito em sabor e logo deu uma mordida e ficou calado e todos olharam para ver o que iria acontecer ;e Lolito também estava curioso , mas ele foi comendo devagar não se importando com ninguém e terminou de comer, e disse para todos ali presente que nunca tinha visto ovos de formas tão extravagante de embalagens tão criativa e que o sabor era tão gostoso com o que sua mamãe coelha fazia .Lolito não so conseguiu a vender todos, e teve mais encomenda para o ano seguinte com promessa de fazer mais ovos diferentes.

    Curtir

  9. Lolito como um coelho muito esperto e inteligente decidiu abrir a sua própria fabrica de ovos de páscoa, e fez todas invenções que sempre quis fazer com chocolate e foi reconhecido por todo o mundo .Moral da historia não perca a oportunidade de inventar e criar coisas novas, por ter medo de não ser aceito no mundo .

    Curtir

  10. Ele mesmo começar a fazer seus ovos de pascoa com seus formatos, cores e sabores diferenciados…e assim seu irmão mais velho foi o primeiro quem comprou dois de seus ovos, para alegre aquele adorável coelhinho, que deu de presente para um amigo, que gostou… amou… e procurou lolito para que ele fizesse mais ovos para ele presentear também… e assim foi…todos queriam os ovos diferentes de lolito, que se tornou o mais novo empresario da pascolândia… Lolito a cada dia produz e incentiva vários coelhinhos a inovar mais e mais…

    Curtir

  11. Começar a por em prática suas ideias, montar sua própria fábrica em casa, fazer seus ovos criativos e aos poucos introduzindo perto onde morava, os comentários bons e ruins se espalhariam como explosão e todos se dividiriam no prazer de experimentar uma nova ideias, por certo que não agradaria a todos, porém, o que importava naquele momento, era a satisfação de ter tido a coragem e força de seguir em frente..,

    Curtir

  12. E a solução foi continuar fabricando seus ovos com formatos diferentes e para incentivar a compra colocou brindes e brinquedos dentro de seus ovos e assim conseguiu vender seus ovos e abriu sua própria fábrica de ovos de Páscoa de formatos diferentes…e todos amaram sua idéia.

    Curtir

  13. Lolito resolveu oferecer seus serviços e suas idéias para a concorrência e foi um grande sucesso. A criançada bateu em cima dos ovos de diferentes formatos e tamanhos; e um belo dia o professor decidiu procurar a fábrica que estava bombando com a venda dos ovos diferentes na cidade de Pascolandia, mas para sua surpresa lá estava Lolito: o coelhinho humilde e criativo que um dia foi menosprezado por ele. Por ironia do destino o dono da fábrica morreu e seus familiares venderam a fábrica para Lolito, por gratidão por o mesmo ter alavancado a venda dos ovos de Páscoa de todos os formatos possíveis.
    Entrou pela perna do ponto e saiu pela perna do Pato.
    Seu rei mandou dizer que você contasse quatro…

    Curtir

  14. a solução era colocar todos os seus ovos com diferentes formatos em uma exposição. Lolito também deu para cada pessoa uma amostra em miniaturas para degustação e as pessoas ficaram maravilhadas com tantas delicias e Lolito vendeu todos os seus diferentes ovos e recebeu muitas e muitas encomendas. E então ele ficou muito feliz em acreditar no seu próprio sonho e seguir a diante.

    Curtir

  15. “Lolito não desistiu do seu sonho e criou sua própria fábrica de chocolates,onde fez chocolates em forma de flores,corações, bolas,carrinhos,bichinhos… E não é que foi mesmo um sucesso como ele sonhara?!!! Tanto que hoje ainda se vê chocolate de todas as formas na Páscoa, inclusive em forma de coelhinho!”
    Contei(li) a história para minha filha e amiguinhas dela que estavam aqui em casa e elas amaram!

    Curtir

  16. Ontem foi dia de contar história na faculdade ( faz parte da matéria do semestre. Inventei uma história ( A Competição , coelho Sabido.) Baseado na história do Lolito . Fiz os coelhinhos de papel higiênico , reciclei . Tenho o vídeo da gravação . Foi bem legal .

    Curtir

  17. Gostei muito da história pois foge do convencional, porque não fazer ovos de formatos diferentes? irei usá-la com meus alunos e incentivá-los a criar finais alternativos para a história.

    Curtir

  18. Lolito, não desistiu e criou ovos Até em formato de frutas , para incentivar as crianças a se alimentar melhor e a conhecer as das frutas . Ele ficou tão contente com o resultado , que até mesmo a professora que não concordava com ele , reconheceu a importância de incentivar os alunos , e que não era à aparência do ovo que importava mais sim seu significado .

    Curtir

  19. Linda estória Livia! Parabéns!
    Lolito sentiu que era preciso se adaptar às regras do mercado, as quais levam tempo para mudar. Então, fez um lindo, delicioso e enooorme Ovo de Páscoa, com o o formato tradicional, mas o recheio tinha chocolates de todos os formatos possíveis e imagináveis. Ah, mas a embalagem foi a sensação: o papel alaranjado, com pontas verdes, imitando cenoura e no lugar do laço de cetim fechando o ovão, muitos fios de juta com um pé de coelho pendurado. Bem a cara do criativo Lolito, que afinal acabou sendo contratado para trabalhar na fábrica!

    Curtir

  20. não desistir! Persistir! Ser determinado! Nem todos gostam do azul, não é mesmo? Vou tentar outro curso e quem sabe, serei aprovado pela criatividade!! Já soube de tantos outros, inclusive humanos, que nada deu certo na primeira vez, mas por não desistirem da ideia, acabou sendo aprovado. Bem, vou tentar!! E assim, foi! Lolito se inscreveu em outro curso de Ovos de Páscoa Criativo, e resolveu inovar, fazendo agora, um ovo quadrado. O ovo quadrado foi apresentado ao Chef do curso, que ao vê-lo, gritou: “Que ovo de Páscoa mais diferente!! É um Ovo Bolo!! Lolito, seu Ovo Bolo está aprovado! Parabéns!! Você arrasou! Obrigada pela história! Beijos

    Curtir

  21. A solução parecia amedontrar Lolito,mas era o que Lolito acredtava!Mesmo descontente com a a reprovação,Lolito insistiu na idéia de fabricar chocolates para páscoa em outros formatos além de ovos!Ele aproveitou aquele dia todo fazendo mais chocolates,dos mais variados formatos.Fez coração,fez coelhinhos,fez flores,fez bichinhos de todas as formas e gostos.
    Preparou uma festa em sua casa e chamou todos os conhecidos,inclusive o professor que o reprovou.
    Foi um sucesso total a festa de Lolito!!
    Todos adoraram,inclusive os coelhinhos mais velhos discutiam entre si o tamanho do sucesso desta inovadora idéia de Lolito!O professor de Lolito ficou surpreso com a aceitação da comunidade em receber com tanto glamour as idéias novas de Lolito,sendo assim,no dia seguinte não hesitou em chamar Lolito na frente da sala inteira pra dizer:
    -Lolito,estou aqui para pedir desculpas por não ter enxergado o tamanho e o nível de sua idéia!Descobri que novas idéias podem gerar muitos sorrisos e muita alegria!Seus chocolates deram o que falar!Continuo acreditando que os ovos são símbolo maior da Páscoa,mas não nego que seus chocolates marcarão uma nova era para nossa Pascolândia!Sendo assim,se considere APROVADO!!E vc trabalhará na área de inovações da nossa fábrica!Parabéns!!
    Sendo assim,Lolito serviu de exemplo para os coleguinhas ,despertando a coragem de lutar pelo que acreditam de verdade!Depois de Lolito,muitas outras idéias vieram de outros coleguinhas…
    Eta Lolito corajoso!!!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s