3 Super Dicas para Contar Histórias

Hoje eu quero compartilhar com você 3 dicas fundamentais para arrasar na contação de histórias – dicas que valem para qualquer público com o qual você for atuar, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos!

Nesses mais de 10 anos atuando com contação de histórias pelo Brasil todo, nos Estados Unidos e até na África, eu tenho colecionado experiências das mais diversas, e tenho mesmo muita coisa para compartilhar com você e com todos os que são apaixonados por essa arte!

Então, aí vão as 3 dicas mais importantes de todas:

1. Pratique bastante antes de contar sua história em público.

É essencial saber que ler histórias e contar histórias não são a mesma coisa.

Para contar uma história você precisa estar muito bem preparado, memorizar (não decorar), praticar, contar e recontar a história para você mesmo, para o espelho, para pessoas próximas de você, antes de contar para o seu público. Você precisa se sentir à vontade com a história, seguro e confiante!

No meu Curso Básico de Técnicas de Contação de Histórias, com 3 vídeo-aulas gratuitas, eu falo mais sobre a diferença entre contação de histórias e mediação de leitura.

Se você ainda não fez o meu Curso Básico, você pode se inscrever para receber as 3 aulas gratuitas em seu e-mail CLICANDO AQUI. Mas preste atenção para escrever seu e-mail corretamente, ok?

2. Use e abuse da sua voz e das expressões corporais.

O verdadeiro contador de histórias usa todo o seu corpo e aproveita bem a sua voz para prender a atenção do seu público e transportá-lo para dentro da história.

Para dar real sentido à cada momento da história, às ações e aos sentimentos dos personagens, você deve treinar bem as mudanças na entonação, as diferentes vozes, as expressões faciais e corporais que acompanham cada frase.

Dessa forma, você pode levar os seus ouvintes para uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação, sem nem mesmo precisar utilizar nenhum outro recurso ou objeto. Já vi muitos contadores de histórias encantando seus públicos apenas com sua voz e com seu corpo!

E fique tranquilo: não é preciso ser ator ou atriz para fazer isso! Com força de vontade e muita prática, você pode conseguir! Acredite em você e no seu potencial!

3. Faça seus ouvintes interagirem durante a contação.

Com a experiência, eu entendi que quanto mais eu dou oportunidades para meus ouvintes interagirem durante as minhas contações, mais eles se sentem parte da história e mais gostoso fica!

As contações mais marcantes e divertidas que eu já fiz foram aquelas em que eu deixei as crianças participarem de diversas maneiras, se expressarem, responderem a perguntas sobre momentos da história e sobre os personagens, etc.

Existem muuuitas maneiras de envolver seus ouvintes e fazer com que eles interajam e participem durante a contação, e entre elas estão: fazer perguntas, cantar junto com eles e dar gestos para eles repetirem.

Eu utilizo várias tipos de interação em uma mesma contação e também falo sobre isso no meu Curso Básico de Técnicas de Contação de Histórias.

Então, não perca essa oportunidade e inscreva-se agora mesmo para receber as 3 vídeo-aulas gratuitas do meu Curso Básico! Já são milhares de pessoas participando e adorando! E, para você se aprofundar, após o Curso Básico eu ofereço o Curso Avançado de Técnicas de Contação de Histórias, que agora tem Certificado de 380 horas de carga horária!

INSCREVA-SE NO CURSO BÁSICO CLICANDO AQUI

OBS: Caso você já tenha se inscrito e não tenha recebido as aulas, envie um e-mail para a minha equipe de suporte para eles te ajudarem: suporte@liviahistorias.com.br

Nos vemos no próximo post!

16 comentários em “3 Super Dicas para Contar Histórias

  1. Só tenho que agradecer. Com sua experiência, minhas sessões de contações estão conquistando corações…
    Obrigada. Deus te ilumine…
    Abraços fofos e beijinhos de algodão… Minha página de trabalho é Lucylândia.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Lívia assisti o video 2 perfeito! estou ansiosa para visualizar o próximo video de práticas de história. Também quero participar do avançado! uhuuuuu aguardo com carinho sua próxima postagem.
    Abraços
    Até breve linda!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Contação de história.

    Boa tarde Lívia. Hoje contei para os alunos a história do indiozinho e o jacaré. Eles amaram…

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência com as demais pessoas.

    Boa noite.

    Maria Aparecida.

    Enviado do Outlook

    ________________________________

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fico aguardando cada postagem sua, qnd chega já fico ansiosa pra ver, suas dicas são incríveis e cada vez me apaixono por contação de histórias, sou professora auxiliar no infantil II e estou apaixonada por minha turminha e estou praticando minhas contação de histórias com eles… Com suas dicas estou me aprimorando mais pra dar o melhor, porque eles merecem!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Não cabe em mim tanta felicidade! Estou imensamente grata a Deus, meus sonhos estão aos poucos se realizando. Estou amando esse curso e cada vez mais apaixonada por essa arte. Lívia que Deis continue te abençoando imensamente. Obrigada pelas preciosas docas de hoje. Vc é sensacional! Bjs Raquel

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, minha querida! Muito obrigada pelo carinho! Fico super feliz por ter você como aluna no meu Curso Avançado de Contação de Histórias e por poder contribuir com a sua jornada nessa arte maravilhosa! Vamos nos falando… bjocas!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s