História de Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e eu sei que é difícil encontrar histórias para contar em comemoração a esse dia tão especial, por isso estou postando essa história que escrevi há alguns anos e já contei bastante por aí!

Dicas: se for contar essa história para os pequeninos, você pode encurtá-la, deixá-la menos detalhada e até mudar alguns personagens. Às vezes os pequenos podem ficar com medo da bruxa ou da cobra, então é importante sempre avaliar o público para o qual você vai fazer a contação.

(Ao usar essa história, lembre-se de citar meu nome como autora)

Sei por experiência própria que as crianças adoram, pois é uma história cheia de aventura e proporciona vários momentos de interação com os ouvintes – mas cabe a você trabalhar esses momentos da melhor forma, ok?

Então, é hora da história… aproveite!

SUPER MÃE

Lívia Alencar

Era uma vez uma floresta onde havia uma terrível bruxa de um olho só.

Perto da floresta moravam duas crianças, Gabi e Zezé, com sua mamãe. A mamãe conhecia os perigos da floresta e sempre dizia aos seus filhos: “Nunca brinquem na floresta, pois a bruxa de um olho só pode pegar vocês.”

Certo dia Gabi e Zezé saíram para brincar de manhã e, quando começou a anoitecer, ainda não haviam voltado para casa. A mamãe ficou muito preocupada e, ao ver que seus filhinhos não retornavam, resolveu sair em busca deles.

Passando perto da floresta, perguntou a um coelho que estava ali sentado: “Você viu duas crianças andando por aqui?” E o coelho respondeu: “Vi sim! Elas estavam brincando e entraram na floresta.”

A mamãe ficou muito preocupada: “Ah, não! Será que a bruxa de um olho só pegou os meus filhinhos?” O coelho aconselhou: “É melhor ir atrás deles, pois se a bruxa de um olho só os encontrou, ela vai assá-los amanhã para o almoço!”

“E você sabe onde a bruxa mora?”

“Olha, eu não sei, mas outros animais que vivem dentro da floresta poderão te ajudar. Mas cuidado – a floresta tem muitos perigos…”

A mamãe tinha muito medo do escuro e nunca havia andado pela floresta mas, como todas as mamães, era capaz de fazer qualquer coisa pelos seus filhos. Então ela entrou na floresta e começou sua busca. Ainda bem que a lua estava cheia, e assim a noite não estava tão escura.

Andou, andou, andou… até que de repente ouviu um barulho que vinha de perto: “Tsss! Tsss!” Era uma cobra!

A cobra parou na frente da mamãe e perguntou:

“Aonde vai assim a essa hora? Não sabe que a floresta é perigosa?”

“Estou atrás dos meus filhos que entraram na floresta e acho que a bruxa de um olho só está com eles… você sabe onde ela mora, dona cobra?”

“Eu posso te dar uma dica: para chegar à casa da bruxa, você precisa seguir pela margem daquele rio. E tem mais uma coisa: vou te dar um presente que vai te ajudar! Pegue essa chave mágica. Ela abre qualquer porta do mundo!”

A mamãe pegou a chave, chegou perto do rio e foi seguindo pela margem. Andou, andou, andou… até que viu um animal com uma boca grande e dentes afiados… era um jacaré! A mamãe perguntou:

“Senhor jacaré, é por aqui que consigo chegar à casa da bruxa de um olho só?”

“Sim, você está no caminho certo, e eu posso te ajudar dando uma dica: a casa da bruxa fica depois da jabuticabeira gigante. E eu vou te dar algo que vai te ajudar – pegue essa capa invisibilizadora!”

A mamãe pegou a capa e foi andando. Andou, andou, andou até que viu uma jabuticabeira muuuuito grande, como nunca havia visto em toda a sua vida. E pensou: “É por aqui… a casa da bruxa deve estar perto! Mas e agora, por onde vou? Pela direita ou pela esquerda?”

De repente, ouviu algo de arrepiar os cabelos:

“Auuuuu, auuuuu, auuuuuu!!!”

Era um lobo! Ele veio se aproximando e perguntou:

“Aonde vai assim tão tarde?”

“Estou atrás dos meus filhos, que devem estar com a bruxa de um olho só. O jacaré me disse que a casa ficava perto dessa jabuticabeira, mas agora não sei para qual lado eu vou…”

“Eu posso te ajudar: você deve ir andando pela direita – logo vai encontrar a casa da bruxa. E vou te dar essa pedra, que se for acertada no olho da bruxa irá derrotá-la!”

A mamãe pegou a pedra e foi pelo caminho indicado pelo lobo. Andou, andou, andou até que finalmente chegou à casa da bruxa de um olho só!”

Mas a casa estava trancada. E agora, como a mamãe iria entrar?

Ela se lembrou da chave que ganhou da cobra! Entrou na casa da bruxa de mansinho e viu que a bruxa de um olho só estava na cozinha esquentando o forno. Do outro lado da cozinha havia um quarto, e a mamãe ouviu a bruxa dizendo assim:

“Logo vou colocar essas duas crianças no forno! O almoço de amanhã vai ser delicioso!”

A mamãe tinha que passar pela bruxa sem ser notada. E agora?

Ela lembrou-se da capa invisibilizadora! Colocou a capa, ficou invisível e andou até o quarto. Aproveitou que a bruxa deu uma saidinha da cozinha e abriu a porta com a chave mágica. Lá dentro, tirou a capa e fez sinal para as crianças ficarem quietinhas. Zezé e Gabi deram um abraço bem gostoso na mamãe!

“Que saudades, mamãe! Nós sabíamos que você viria nos salvar!”

De repente, a bruxa de um olho só entrou no quarto e gritou:

“O que está acontecendo aqui?”

E agora? O que fazer?

A mamãe lembrou-se da pedra que ganhou do lobo! Atirou a pedra bem no meio do olho da bruxa, que caiu na mesma hora!

Os três saíram correndo da casa da bruxa e fizeram o caminho de volta para casa pela floresta.

Chegando em casa, os três se abraçaram bem forte e Gabi falou:

“Você é uma heroína, é nossa Super Mãe! Nunca mais vamos te desobedecer…”

E os três viveram muito felizes!

FIM

O que você achou da história? Deixe seu comentário abaixo para eu saber e compartilhe no facebook e nos seus grupos de WhatsApp, para que mais pessoas possam utilizá-la!

Ah, e você sabia que o meu E-Book Transforme Vidas Contando Histórias já é o E-Book de contação de histórias mais vendido do Brasil?

Clique abaixo e veja o que as pessoas estão falando sobre ele…

CLIQUE AQUI ou NA IMAGEM ABAIXO

Sei que você vai amar as histórias do E-Book!

capa nova ebook

107 comentários em “História de Dia das Mães

  1. Lívia, amo as suas histórias!!!! Infelizmente , ainda não pude fazer o seu curso on line, por falta de grana, pois estou passando por um momento difícil em minha vida. Mas , tudo passa na vida e com certeza ainda farei o seu curso. Amo todas as suas histórias, mas a história da mãe foi demais!!!!
    Contei para os meus alunos. Contei em pedaços. cada dia um pedacinho e com as suas dicas de contação. Meus alunos amaram!!!! Todo dia chegavam doidinhos para acabar a historia, mas deixava eles ansiosos e só contava no final das aulas. Foi um sucesso!!! Que Jesus te abençoe e que vc continue a transmitir aos outros os seus conhecimentos e suas experiências. Muito obrigada por nos ajudar !!!!

    Curtir

  2. AMEI A HISTÓRIA, VOU CONTAR PARA OS MEUS ALUNOS . GOSTEI MUITO TAMBÉM DA HISTÓRIA DO INDIOZINHO E O JACARÉ. OS MEUS ALUNOS AMARAM. MUITO OBRIGADO LÍVIA ALENCAR POR DIVIDIR CONOSCO HISTÓRIAS TÃO LINDAS. BEIJOS DE LUZ NO SEU CORAÇÃO.

    Curtir

    1. Eu em especial Lívia, só tenho a te agradecer. As histórias tem me ajudado muito. A do Indiozinho e o Jacaré foi um sucesso nas minhas turmas. E Lolito então?….só sucesso! Essa da Super Mãe, estou treinando para não fazer feio….rsrsrs. Maravilhosa! Muitíssimo obrigadoooo
      Beijos e Deus que Te cubra no teu parto, momento único na vida da mulher. Bençãos sejam derramadas em sua família!

      Curtir

  3. Gostei muito da história das mães! Dá pra contar usando a mesma estratégia de outra história que contou, fazendo uso de objetos para ficar ainda mais bonita a história! Parabéns!

    Curtir

  4. Adorei Lívia! vou contar com a ajuda dos alunos na semana do dia das mães com a ajuda dos meus alunos. Vou fazer máscaras para representar os personagens. Eles amam ajudar!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s