História infantil de Natal

O Natal está pertinho e eu quero aproveitar para compartilhar uma história de minha autoria que fala do verdadeiro significado dessa data tão especial!

Deixe abaixo seu comentário para eu saber o que você achou e compartilhe essa história para que mais pessoas possam se sentir inspiradas…

 

A ÁRVORE DAS BOAS AÇÕES

Lívia Alencar

Era uma vez um menino que se chamava Paulo e morava com seus pais e sua irmã, a Paty. A época do ano de que ele mais gostava era o Natal, pois sempre ganhava muitos presentes. Os presentes ficavam embaixo da árvore de Natal em sua casa e ele mal podia se segurar até a hora de abri-los.

Certa vez, um mês antes do próximo Natal chegar, o pai de Paulo reuniu a família e disse:

– Este ano nós teremos um Natal diferente – vamos dar um grande presente para Jesus. O que vocês acham que Jesus gostaria de ganhar?

– Acho que ele ia adorar ganhar uma boneca que fala, disse Paty.

– Que boneca, que nada… eu daria a ele um videogame, disse Paulo.

Então o pai explicou:

– O maior presente que podemos dar a Jesus é fazer as mesmas coisas que ele fez quando esteve aqui na Terra. O que ele fez quando estava aqui?

Paulo e Paty pensaram um pouco… e Paty respondeu:

– Já sei! Ele ajudou muitas pessoas.

– Isso mesmo, Paty! Ele estava sempre ajudando as pessoas, cuidando delas, mostrando seu amor por elas. E para deixar Jesus feliz, o maior presente que podemos dar a ele é ajudar as pessoas também. Por isso, nesse Natal nós vamos ajudar muitas pessoas, começando no primeiro dia de dezembro. Vocês vão receber uma caixa com papeis e em cada papel vai estar escrito uma boa ação que vocês vão fazer por outra pessoa. Sempre que vocês completarem uma boa ação, vocês vão colocar um enfeite na nossa árvore de Natal. E, no dia 25, vamos ver como vai estar a nossa árvore.

Paty adorou a ideia. Mas Paulo não achou que seria muito divertido. Na verdade, ele não estava com muita vontade de ajudar outras pessoas. Ele tinha tantas outras coisas para fazer e se preocupar… e agora ia ter que ficar pensando nas outras pessoas?

Mas o dia primeiro de dezembro chegou e Paulo ganhou a sua caixa de boas ações. Ele tirou um papel e nele estava escrito: SENTAR-SE AO LADO DE ALGUÉM QUE NÃO TEM AMIGOS NA ESCOLA.

Paulo achou que aquilo não fazia sentido. Afinal, as aulas estavam acabando e todos na sua sala tinham amigos. Ele foi para a escola naquele dia e, na hora do intervalo, percebeu que havia um menino de outra sala que estava sentado sozinho em um canto do pátio. A boa ação do dia lhe veio à mente. Ele tomou coragem e se aproximou do menino. Perguntou o seu nome e sentou-se ao lado dele. Eles começaram a conversar e o menino lhe contou que ele e sua mãe haviam se mudado recentemente para a cidade, então ele entrou na escola quase no final do ano e ainda não tinha conseguido fazer nenhum amigo. Além disso, seus pais tinham se separado e aquilo era muito difícil para ele. Paulo conversou com ele por algum tempo e, quando o sinal tocou e eles tiveram que voltar para as suas salas, o seu novo amigo lhe disse:

– Muito obrigado por ser meu amigo! Estou muito feliz!

Paulo foi voltando para a sua sala e se sentiu feliz. Ele entendeu que Jesus teria feito exatamente o que ele fez, então Jesus devia estar feliz com ele também.

Naquela noite Paulo colocou um enfeite na árvore de Natal e aquele enfeite tinha um significado único para ele.

Nos dias seguintes, Paulo se esforçou para cumprir com todas as boas ações que tirava da caixa. E todas as vezes ele colocava um novo enfeite na árvore de Natal.

Quando o Natal chegou, a família se reuniu novamente. A árvore de Natal estava linda, toda enfeitada e colorida, e ainda havia presentes embaixo dela esperando para serem abertos.

O pai de Paulo perguntou o que eles estavam sentindo ao olhar para a árvore de Natal.

E Paulo logo quis falar:

– Nos outros anos eu sempre olhava para a árvore pensando nos presentes que estavam embaixo dela e que eu ia ganhar. Agora eu estou olhando para os enfeites e me lembrando de cada boa ação que fiz por outras pessoas!

– Que bom, Paulo! E o que você aprendeu fazendo essas boas ações pelas pessoas?

– Eu entendi que esse é o maior presente que podemos dar a Jesus porque quando fazemos algo por outras pessoas, estamos seguindo o exemplo dele e sendo como ele. Aprendi também que esse é o maior presente que eu posso dar a mim mesmo, pois quando penso nas outras pessoas em primeiro lugar, sinto-me mais feliz.

E, naquela noite, Paulo e Paty compartilharam com a família algumas das boas ações que tinham feito.

A partir daquele Natal, Paulo sempre se lembrou de ajudar as pessoas e amá-las, assim como Jesus fez, e por isso se sentiu muito mais feliz!

FIM

Aproveite esse período de férias para fazer um dos meus quatro Cursos online com Certificado, nos valores promocionais! (clique no nome de cada Curso abaixo para ver a página com seu conteúdo)

 

CURSO BÁSICO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

(Certificado de 60 horas)

 

CURSO A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

(Certificado de 80 horas)

 

CURSO PRÁTICO DE TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

(Certificado de 120 horas)

 

CURSO AVANÇADO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

(Certificado de 380 horas)

 

OBS: Se tiver perguntas sobre algum dos cursos, escreva para o respectivo e-mail de suporte que aparece na página do curso.

 

Conheça também meu E-Book de Histórias Infantis, com mais de 20 histórias de minha autoria… o mais vendido do Brasil!

 

E-BOOK DE HISTÓRIAS INFANTIS (CLIQUE AQUI)

 

36 comentários em “História infantil de Natal

  1. Fiquei encantada com sua História, amo seu trabalho e sempre compartilho com minhas colegas de trabalho. ansiosa para ver esta história publicada em um livro. fico imaginando como seria a ilustração do mesmo.

    Curtir

  2. Que Linda esta História Lívia! Ameeeiii <3!! Adoro contar Histórias de boas ações, e tenho muito relatos dos pais, relatando que os filhos realmente se espelham nessas historias e levam algumas lições para o seu dia a dia. a historia de Natal deste ano fiz sobre o nascimento de Jesus, agora estou procurando uma bem linda para resolução de ano novo. Mas esta, tua, quero postar próximo do Natal 2018, posso?? rsrsr
    Obrigada Lívia por sempre compartilhar conosco suas lindas Histórias. Curta ao máximo o seu natal com neve, as crianças realmente devem estar impressionadas. Se Deus permitir passarei o próximo Natal morando aí nos EUA também.
    Beijinhos da Tina…

    Curtir

  3. Amei ! Uma maneira encantadora para demonstrar o verdadeiro sentido desta data.Ainda vou fazer esse curso, importante recurso para o meu trabalho como professora AEE. Abraço

    Curtir

  4. Bom dia! A paz, Amei sua historia, simples e com grande aprendizado para todos. Para o ano irei fazer com meus filhos e sobrinhos. O legal é que essa dinâmica da caixa da pra ser aplicada em outras datas comemorativas .A cada boa ação podemos deixar uma flor na capela do Santíssimo, ãos pés de cristo, pois ele nasceu, e todo recém nascido precisa ser visitado.

    Curtir

  5. Ao longo dos séculos, as sociedades foram mudando o verdadeiro sentido de alguns eventos religiosos marcados no calendário comum, dando ênfase ao consumismo exacerbado e quase que obrigatório para proporcionar a troca de presentes entre si e assim, viverem momentos passageiros de felicidade… Quando se valoriza e se conhece a essência e o porquê de um evento, a felicidade é real, é pra sempre e demanda apenas um pouco de sensibilidade para perceber o outro, e oferecer-lhe algo que não se compra nas lojas e que brota espontaneamente nos corações fraternos que sabem o porquê de estarem no mundo… É preciso falar sobre isso com as crianças… Por meio das histórias as crianças alcançam essas ideias e aprendem que a sensação de um dever cumprido para com o próximo é que lhe traz a verdadeira felicidade… Esse é o presente de Natal!!!

    Curtir

  6. Amei a história, muito boa faz com que quem estar lendo crie uma conscientização que devemos ajudar o outro,e fazer coisas significativas de forma suave e simples sem imposição e quando menos a pessoa esperar está sendo transformada por dentro por causa dos seus atos.

    Curtir

  7. Linda história , vou guardá
    – la para conta-la no próximo ano. Eu ainda irei fazer seu curso, pois me interesso muito por contar história, conto do meu jeito mais preciso aperfeiçoar.
    Bom Natal para vc e que o ano Novo seja repleto de ideias, que seja feliz e tenha muitas vitórias, e que o Senhor Jesus ilumine seus caminhos. É que vc continue sendo iluminada para suas criações.

    Curtir

  8. Bom dia !
    Gostaria de algumas estórias em inglês . Vc poderia traduzir para o inglês algumas de suas estórias ?
    Atualmente em São Paulo estamos com
    Muitas escolas com o inglês estendido no período contrário das aulas . Thanks !

    Curtir

  9. Lívia, adorei a história vou contar para as crianças da creche onde trabalho, semana muito especial😍é isso que as crianças precisam entender o verdadeiro sentido do Natal. Muito Obrigada, e Feliz Natal a você 😘😘

    Curtir

  10. Amei a sua história ela nos faz pensar no real significado do Natal,que é cuidar daqueles que tenham qualquer tipo de necessidade.
    Parabéns!!!

    Curtir

  11. Achei linda e ótima História. E bom para até no início do ano convidar os alunos a cumprirem algumas ações, para no final do mesmo montar uma Árvore vomss boas ações que devemos ter com todos, inclusive com os mais carentes. Obrigada amei!

    Curtir

  12. Gostei muito da historia ,se ja tivesse conhecido teria me ajudado nesse Natal a passar mais amor e carinho uns para com os outros ,contando para meus alunos e dando sujestoes para fazerem as mesmas coisas ,que Jesus iria ficar muito Feliz com as boas açoes praticadas .. .mas ira ser util para ser contada no proximo Natal…bjinhos e Feliz Natalllll.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s